1- A partir da reconstrução histórica apresentada, quais os
desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e quais as possibilidades
de explicação para eles?
32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009
(IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em
que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e
da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre
educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o
enfrentamento dos problemas. Diante deste quadro, como chegar à
universalização do ensino médio?
NOSSAS ATIVIDADES
A ESCOLA QUE QUEREMOS
2 -Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.
O perfil sócio econômico dos alunos do Ensino Médio,
que apresentam faixa etária entre 15 a 25 anos, é um indicador importante que
deve ser considerado como subsídio pela equipe da escola ao traçar uma proposta
pedagógica que atenda à diversidade cultural e à realidade social dos mesmos.
Nesse sentido, aplicamos um questionário de acordo com a análise dos dados,
verificou-se a heterogeneidade no perfil sócio econômico
das famílias. Nossos alunos de Ensino Médio residem, na sua maioria, na zona
rural (anexo) e nos bairros no entorno da escola e a minoria mora no próprio
bairro (sede). A maior parte apresenta renda baixa e depende de programas de
assistência social como bolsa família e auxílio safra, observamos que em vista
dessa realidade buscam alternativas de sustento imediato que interfere no seu
processo de escolarização. Embora o anexo da escola esteja situado em um polo agrícola,
e a sede num polo comercial e industrial, eles buscam o trabalho braçal para
suprir uma necessidade imediata, pois não exige uma escolarização e devido às
condições socioeconômicas dos pais, muitos abandonam a Escola. É preciso uma
junção de equipe pedagógica, governo, pais e alunos, pois o direito à educação
não é apenas à vaga garantida, e sim, a permanência e ao sucesso desse aluno
para enfrentar os desafios na sociedade contemporânea.
Leia na íntegra:
http://pactoensinomdio.wikispaces.com/file/detail/PERFIL%20DO%20ESTUDANTE%20DO%20COL%C3%89GIO%20ESTADUAL%20HELENA%20CELESTINO%20MAGALH%C3%83ES.docx
PERFIL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO
Leia na íntegra:
http://pactoensinomdio.wikispaces.com/file/detail/PERFIL%20DO%20ESTUDANTE%20DO%20COL%C3%89GIO%20ESTADUAL%20HELENA%20CELESTINO%20MAGALH%C3%83ES.docx
3-Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante,tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.
Atividade – módulo I
·
Inclusão
social com exclusão do sistema de cotas, objetivando um ensino igualitário;
·
Adequação
da infraestrutura às necessidades do sistema educacional direcionado às
diversas modalidades de ensino;
·
Proporcionar
aos profissionais de educação dedicação exclusiva com auxilio à qualificação
profissional e incentivo a pesquisa;
·
Implantação
de escolas de tempo integral em todas as unidades de ensino público; escolas,social,
política e ambientalmente sustentáveis.
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