O fato de a Matemática estar tão intimamente ligada à atividade
escolar e, ao mesmo tempo, a um conhecimento por vezes descrito
como inalcançável por muitos estudantes e adultos que já concluíram
a Educação Básica, torna a área particularmente importante no contexto
educacional. Isso porque se faz necessário construir experiências
em educação matemática capazes de superar barreiras e distâncias
criadas por relações “improdutivas” entre o professor, o estudante e o
conhecimento. Tais relações são reforçadas por abordagens escolares
incapazes de produzir comunicação efetiva entre os saberes dos estudantes
ou as suas necessidades de aprendizagem e o conhecimento,
mediada pelos professores.
Por que se ensina
Matemática?
Que tal lermos um bom livro?
(Ubiratan D’Ambrósio, um
dos pioneiros na pesquisa
em Educação Matemática
no Brasil, disponível em:
http://apoiolondrina.pbworks.com/f/Por%20que%20ensinar%20Matematica.pdf)
Identifique as várias situações nas quais os conhecimentos
de Matemática são usados no dia a dia. Que tal agora tentar fazer
esse exercício pensando na relação entre os conceitos e conteúdos
do seu componente curricular que envolvem Matemática, e onde
eles se aplicam no cotidiano? Há conceitos/conteúdos matemáticos
que você não consegue relacionar ao seu cotidiano?
Os tipos de pensamento matemático e sua
relação com o fazer escolar
O fazer matemático mobiliza quatro
diferentes tipos de raciocínios ou intuições: o pensamento indutivo
(ou raciocínios plausíveis, presentes no ato de criação matemática, na
formulação intuitiva de novas conjecturas a serem validadas posteriormente);
o raciocínio lógico-dedutivo (próprio da Álgebra e Geometria,
por exemplo, e de tudo que diz respeito a provas de propriedades em
Pensando nas relações
da Matemática com o
cotidiano, o link proposto
serve de provocação,
“Onde está a Matemática
na Engenha¬ria Civil?”,
ao mesmo tempo, sugere-se
uma atividade feita
por um professor que tem
a inten¬ção de ampliar os
conheci¬mentos a respeito
de uma área de atuação
humana na modificação
do espaço. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27230
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Matemática
todos os campos da Matemática); a visão geométrico-espacial (necessária para o aprendizado significativo
da geometria e de suas aplicações) e o pensamento não-determinístico (característico da estatística e da
probabilidade, campos que estudam eventos que envolvem aleatoriedade).
Há excelentes atividades, continue lendo o caderno V no link:http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/cadernos/web_caderno_2_5.pdf
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