terça-feira, 7 de abril de 2015

ETAPA 2 -CADERNO V

A contribuição da Matemática como saber escolar e sua relação com as necessidades da vida cotidiana 





     O fato de a Matemática estar tão intimamente ligada à atividade escolar e, ao mesmo tempo, a um conhecimento por vezes descrito como inalcançável por muitos estudantes e adultos que já concluíram a Educação Básica, torna a área particularmente importante no contexto educacional. Isso porque se faz necessário construir experiências em educação matemática capazes de superar barreiras e distâncias criadas por relações “improdutivas” entre o professor, o estudante e o conhecimento. Tais relações são reforçadas por abordagens escolares incapazes de produzir comunicação efetiva entre os saberes dos estudantes ou as suas necessidades de aprendizagem e o conhecimento, mediada pelos professores. 

Por que se ensina Matemática? 

Que tal lermos um bom livro?

(Ubiratan D’Ambrósio, um dos pioneiros na pesquisa em Educação Matemática no Brasil, disponível em: http://apoiolondrina.pbworks.com/f/Por%20que%20ensinar%20Matematica.pdf)

       Identifique as  várias situações nas quais os conhecimentos de Matemática são usados no dia a dia. Que tal agora tentar fazer esse exercício pensando na relação entre os conceitos e conteúdos do seu componente curricular que envolvem Matemática, e onde eles se aplicam no cotidiano? Há conceitos/conteúdos matemáticos que você não consegue relacionar ao seu cotidiano? 

Os tipos de pensamento matemático e sua relação com o fazer escolar 


     O fazer matemático mobiliza quatro diferentes tipos de raciocínios ou intuições: o pensamento indutivo (ou raciocínios plausíveis, presentes no ato de criação matemática, na formulação intuitiva de novas conjecturas a serem validadas posteriormente); o raciocínio lógico-dedutivo (próprio da Álgebra e Geometria, por exemplo, e de tudo que diz respeito a provas de propriedades em Pensando nas relações da Matemática com o cotidiano, o link proposto serve de provocação, “Onde está a Matemática na Engenha¬ria Civil?”, ao mesmo tempo, sugere-se uma atividade feita por um professor que tem a inten¬ção de ampliar os conheci¬mentos a respeito de uma área de atuação humana na modificação do espaço. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27230 10 Matemática todos os campos da Matemática); a visão geométrico-espacial (necessária para o aprendizado significativo da geometria e de suas aplicações) e o pensamento não-determinístico (característico da estatística e da probabilidade, campos que estudam eventos que envolvem aleatoriedade). 


Há excelentes atividades, continue lendo o caderno V no link:http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/cadernos/web_caderno_2_5.pdf 

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