1-
Com um
grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram
excluídos(as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a
origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos
para tal exclusão? Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos(as)
na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa
inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse
levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que
posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
2 -Junte-se a outros colegas e procure fazer um
levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que
poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas
coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos. Se esse processo de
discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as
razões pelas quais isso não ocorreu. Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais
os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos
colegas? Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações
ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?
3- Caso sua escola não tenha constituído o Conselho
Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da
Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola
para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. Proponha a um grupo
de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se re ferem aos
objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função
disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com
a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola
já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros
dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões
com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões foram tomadas
democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os
representantes e seus representados.
4-
Se existe
um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está
atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da
sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento. Converse com
os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão
e decisão acerca da vida da escola, como são tomadas as decisões internamente,
assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por
funcionários. Com base nesses levantamentos, a que conclusões você chega sobre
a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos
jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola? Para ter uma ideia
melhor do significado do conceito de resiliência, procure identificar, com um
grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de
Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação
a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados por alunos que
vivem na localidade onde se situa a escola.
5- Tente realizar com um grupo de colegas a
identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da
escola ou na relação desta com os pais. 2 Faça o mesmo com exemplos concretos
de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam. 3 Junto
com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à
forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três
aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar. Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e
superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas
de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os
condicionantes que dificultam sua participação.
6- Você conhece o PPP de sua
escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este
processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e,
principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus
colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão
ou reconstrução do dele. Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia
ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como
cidadãos? Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de
ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de
seres reflexivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário